Rincão do Brasil em Cuba

Memorial Helio Dutra

O RINCÃO Brasil/Cuba é um dos projetos da “Praça Cultural Comunitária”, no bairro Príncipe. Está vinculado ao programa de atividades do Núcleo de Estudos Cubanos (Nescuba) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (UnB) e é um projeto de extensão dessa Universidade. Conta com o apoio do Movimento Brasileiro de Solidariedade a Cuba, além de amigos de Cuba e do Brasil. A iniciativa é apoiada em Cuba pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP).

O Rincão incorpora o Memorial Hélio Dutra, como importante referência da solidariedade brasileira a Cuba.

Biografia de Hélio Dutra Domingues

O mais brasileiro dos cubanos e o mais cubano dos brasileiros, faleceu aos 96 anos, completados em 21 de novembro de 2004, 60 dos quais vividos em Cuba. Hélio Dutra Domingues nasceu em 1908 no então Estado de Rio de Janeiro – Brasil, filho de Oswaldo José Dutra e Eulina Domingues Dutra. Teve um filho, Sérgio Dutra e dois netos.

Desde pequeno contribuiu para a economia da família, composta de sete membros, e trabalhou como mensageiro de duas boticas no bairro de Ipanema. Depois foi meio-prático de farmácia – conseguiu estudar até dois anos de estudos ginasiais -, office-boy, datilógrafo, vendedor de apólices de seguro e foi reservista numa linha de tiro.

Em 1934 passou a trabalhar em um laboratório inglês. Ingressa no Partido Comunista Brasileiro. Chega a Cuba com a missão, encarregada por seus proprietários, de instalar uma filial do Laboratório Labrápia, no dia 29 de outubro de 1945.

As lutas revolucionárias que antecederam ao triunfo da Revolução Cubana aproximaram a Hélio de suas idéias de transformação social e da luta pelo alcance de justiça social. Apesar dos convites para deixar o país e trabalhar com os norte-americanos, Hélio decidiu aderir ao processo revolucionário, entregando o laboratório ao governo que o nacionalizou.

Foi testemunha dos grandes feitos da Revolução Cubana e divulgador das idéias de José Martí, escrevendo, sob o título da Frágua Martiana, numerosos artigos sobre a obra e a ação revolucionária do Herói Nacional de la República de Cuba. Escreveu em 1988 o livro Querida Ilha, com duas edições esgotadas, que, como disse Fernando Morais, “mostra mais do que um retrato heróico da revolução cubana, pois é acima de tudo uma apaixonada declaração de amor”.

Hélio Dutra muito significou e significa para o fortalecimento do vínculo entre Brasil e Cuba, desde a fundação da Sociedade Cuba-Brasil em Havana, em 1961. Incorporou-se plenamente na vida social y política de Cuba: participou da campanha de alfabetização, cortou cana, plantou café, militou no Comitê de Defesa da Revolução é foi membro das Milicias das Tropas Territoriais (MTT).  Foi-lhe concedido o estatuto de militante do Partido Comunista de Cuba (PCC) em 1975 y foi condecorado com várias medalhas, como a da Campanha de Alfabetização e a Feliz Elmuza, da União dos Jornalistas de Cuba, quando completou 90 anos de idade.

Seu coração sempre possuiu as cores das duas bandeiras, da brasileira e da cubana. Ele foi um exemplo de respeito e modéstia e, para os brasileiros que visitavam Cuba, un compatriota que não se podia deixar de conhecer. Aos poucos, Helio Dutra se tornou um referente e símbolo da solidariedade incondicional entre os dois povos.

Faleceu a 18 de março de 2004, vinte dias depois de Ela, com quem dividia seu trabalho de solidariedade entre cubanos e brasileiros e que foi sua companheira inseparável nos últimos 40 anos.

Informações enviadas por Maria Auxiliadora, DÔRA, desde Havana.

Objetivos

Fortalecer os laços de amizade e solidariedade entre Brasil e Cuba, por meio de atividades socioculturais que refletem as raízes dos dois países, bem como por meio de intercâmbios culturais e científicos, com a participação da comunidade.

Áreas de Atuação

  • Intercâmbios científicos e culturais
  • Cursos de aperfeiçoamento
  • Conferências e apresentação de livros e mídias digitais
  • Programação artística e cultural
  • Confraternização com brigadas de solidariedade
  • Resgate da memória histórica
  • Comemoração de datas emblemáticas
  • Acervo bibliográfico

Principais Atividades

  • Conversas com estudantes brasileiros da Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM).
  • Intercâmbios acadêmicos entre especialistas cubanos e brasileiros de Ciências Sociais.
  • Recepção de Brigadas de Solidariedade organizadas pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), grupos sociopolíticos e delegações de amigos e amigas de Cuba.
  • Intercâmbio com a direção do Núcleo de Estudos Amazônicos (NEAZ), da Universidade de Brasília e especialistas cubanos na área de agricultura.
  • Apresentação do DVD multimídia sobre a história do Rincão, da Coleção Memórias de Nossa América, em diferentes instituições.
  • Cursos de língua portuguesa, culinária e artesanato.
  • Apoio ao desenvolvimento das atividades de Grupo de Capoeira.
  • Atividades teatrais com cenas que incorporam temas da contemporaneidade, como o resgate de valores, os problemas do bullying, machismo e outros de interesse da comunidade, com a participação do público.
  • Comemoração de datas históricas de Brasil e Cuba.
  • Exibição de vídeos folclóricos de várias regiões do Brasil, incluindo música e danças folclóricas.
  • Intercâmbio de grupos de jovens cubanos e brasileiros, sobre os pensamentos de José Martí e Paulo Freire, através da articulação entre o Centro de Estudos Martianos, o Centro Memorial Martin Luther King e o Centro de Educação Paulo Freire (Cepafre), de Ceilândia/Distrito Federal.

Colaboradores

Caridad Reyos

Diarenis Calderon Tartabull

Jorge Luis López Armas

Katiuska Govin Zambrana

Liliam Gloria Ávila Cuervo

Maria Antonia Ramos Lara

Marta García Valdés

Norma Guillard Limonta

Osmaida González

Luis Caballero Fernández

Atividades recentes...

Caravana brasileira visita o Rincão / Novembro 2023

Galería de Fotos

Inauguração do Rincão/2010

Apresentação Capoeira/2017

Curso Português/2018

Curso Português/2022

Entrega Diploma Professora de Português/2023

Atividade de confraternização do Curso de Português/2023

Curso de Artesanato com papel reciclado/2022

Atividade de intercâmbio com Grupo Afrodescendentes/2023

Recebimento de doação de alimentos y medicamentos/2023

Visita delegação de brasileiros/2023

Visita delegação de brasileiros/2023

Curso de Culinária Saudável/2023

Visita delegação de brasileiros/2023

Visita delegação de brasileiros/2023

Intercâmbio com o escritor brasileiro Fernando de Morais/2023

Intercâmbio com o escritor brasileiro Fernando de Morais/2023

 

Contato: 

Maria Auxiliadora César

Telefone e WhatsApp (Brasil): +55 61 98213-0124

Celular (Cuba): +53 56926023

E-mail: maria.dorita51@gmail.com

Localização: Próximo à Universidade de Havana – Calle Zapata, 951, entre Basarrate y Mazón.

Município Plaza de la Revolución. La Habana.