Curso de Módulo Libre "Processo sócio-histórico cubano e contexto atual"

Identificação Disciplina de Módulo Livre: “Processo sócio-histórico cubano e contexto atual”

Código: 199494

Professores responsáveis:

  • Jales Dantas da Costa – jalesdc@gmail.com
  • Gissele Carraro – gcarraro5@gmail.com

Dia da semana: terças-feiras

Ementa: As condições sócio-históricas do processo revolucionário cubano. A etapa anterior à década de 1960. Aspectos estruturais de transformação pós 1959 nos campos históricos e socioculturais, da economia e da política. ´O período especial´. Conformação do Estado cubano na atualidade frente aos novos desafios. Cuba no contexto latino-americano.

Horário: 19:00 às 20:40 horas
Carga horária: 30 horas
Local: ICC BT 620

Objetivos:

  • Apresentar aos estudantes informações sobre o processo revolucionário cubano, desde seus antecedentes históricos até a atualidade
  • Conhecer, sob a égide do socialismo, a estrutura e a infraestrutura do Estado e da sociedade cubana
  • Analisar sob múltiplas dimensões – sócio histórica e cultural, política e econômica – a conformação atual do Estado cubano e sua relação com o contexto latino-americano.

Dinâmica do curso: A disciplina constará de aulas expositivas, eituras de textos selecionados, apresentação de vídeos e discussões. Do curso participarão professores da UnB, profissionais de diferentes áreas do conhecimento e especialistas em temas sobre a realidade cubana.

Avaliação
1. A avaliação levará em conta a participação dos discentes em sala; trabalhos escritos, sendo a elaboração de um trabalho final sobre uma das temáticas do programa ou de interesse de estudantes, correlatas ao conteúdo do curso, e dois mapas conceituais; além da frequência mínima para fins de aprovação (de 75% das aulas).
2. O trabalho final, de 2500 a 3000 palavras, deverá ser realizado individualmente, e conter a) título e subtítulo, nome completo, palavras-chave, b) resumo, c) breve introdução com o objetivo do mesmo, d) discussão e/ou análise principal da temática, e) considerações finais e f) referências bibliográficas. Deve ser enviado exclusivamente via plataforma Aprender 3 até o dia 25/06/2024.
3. A(o) discente pode, durante o semestre, socializar informações relativas ao trabalho final, como: o tema escolhido; a bibliografia levantada; e as dificuldades encontradas, se for o caso, para possíveis orientações via chat da plataforma Aprender 3 até o dia 11/06/2024.
4. Os textos para leitura obrigatória e discussão em sala de aula, assim como todo o conteúdo relacionado a disciplina Processo socio-histórico cubano e contexto atual, encontram-se na plataforma Aprender 3.

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático

Unidade 1 – 19/03/24 – Gissele Carraro e Jales Dantas da Costa
Apresentação e discussão do programa e planejamento da disciplina Solidariedade Brasil-Cuba – Thiago Ávila
Unidade 2 – 26/03/2024 – Consejera Idalmis Brooks Beltrán
As relações Estados Unidos-Cuba: aspectos históricos e contexto atual
Unidade 3 – 02/04/2024 – Hélio Doyle
História de Cuba – Os primórdios das lutas revolucionárias, o triunfo da Revolução de 1959 e o processo revolucionário
Unidade 4 – 09/04/2024 – Hélio Doyle
Sistema político, democracia participativa e processo eleitoral cubano
Unidade 5 – 16/04/2024 – Afonso Magalhães
A dimensão econômica e as políticas em curso no socialismo cubano
Unidade 6 – 23/04/2024 – Gissele Carraro e Rodrigo Borges
O processo de planificação da economia cubana
Unidade 7 – 30/04/2024 – Manoel Pereira de Andrade e Enaile Ladanza
Questão agrária: história, atualidade e soberania alimentar
Unidade 8 – 07/05/2024 – Lilian Silva Gonçalves
O sistema universal, público e gratuito de saúde em Cuba e o enfrentamento da pandemia
Unidade 9 – 14/05/2024 – Karine Lemes
Sistema de educação superior cubano
Unidade 10 – 21/05/2024 – Beto Almeida
Mídia em Cuba e dimensão internacionalista. Imagem de Cuba na mídia internacional
Unidade 11 – 28/05/2024 – Maria Auxiliadora César
As políticas sociais no socialismo cubano
Unidade 12 – 04/06/2024 – Raphael Lana Seabra
Fernando Ortiz e a Cubanidade
Unidade 13 – 11/06/2024 – Maria Auxiliadora César
Vigência do pensamento político de José Martí, Herói Nacional de Cuba
Unidade 14 – 18/06/2024 – Homenagem ao Tirso Sáenz
Che Guevara e a Revolução Cubana
Unidade 15 – 25/06/2024 – Mesa redonda – (2 ou 3 professores a designar)
Contexto sócio econômico político atual e outros temas sugeridos por estudantes no
decorrer do curso

Projeto de extensão “Participação e Saberes coletivos: intercâmbios científicos e socioculturais entre Brasil e Cuba”

Atividade de intercâmbio científico

“Memória e História da Educação de Jovens, Adultos e Trabalhadores Idosos – Pegadas de Paulo Freire”

Como parte do projeto de pesquisa “Memória e História da Educação de Jovens, Adultos e Trabalhadores Idosos – Pegadas de Paulo Freire”, aprovado nos primeiros meses de 2023, as estudantes universitárias Anabel Antuña e Kamilla Torres, de Cuba e do Brasil, respectivamente, participam de um programa de intercâmbio com o objetivo de formação permanente em rede de pessoas e coletivos que atuam nos diversos movimentos sociais, gerando práticas emancipatórias de produção de conhecimento.
Um dos objetivos mais importantes é “Construir uma práxis transformadora por meio de educação popular e dos pensamentos libertários de José Martí (século XIX) e Paulo Freire (século XX).
Neste momento, as estudantes cubana e brasileira, encontram-se em pleno intercâmbio em Planaltina/DF/Brasil e Havana/Cuba, entre os meses de outubro  e novembro, de acordo com o plano de trabalho elaborado coletivamente,  integrado por representantes do Nescuba/Ceam/UnB, da FUP (campus universitário da UnB em Planaltina/DF) e do Centro Memorial Martín Luther King -CMLK, em Habana, Cuba.

Inauguração Cátedra José Martí na FUP/UNB - Planaltina

A Universidade de Brasília, Campus UnB Planaltina, aprovou, em junho de 2023, no Fórum de Curso da Licenciatura em Educação do Campo e em julho 2023 no Conselho da Faculdade UnB Planaltina (FUP/UnB) a criação da Cátedra José Marti, uma das atividades do Memorando de Entendimento entre a Universidade de Brasília e o Centro de Estudos Martianos de Cuba.

O Núcleo de Estudos Cubanos (NESCUBA), Núcleo de Estudos Agrários (NEAGRI), estão ligados ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/UnB) no campus Darcy Ribeiro e o Centro Transdisciplinar de Educação do Campo (CTEC) também são articuladores da proposta.

A Cátedra terá como objetivo principal divulgar a memória, as obras, e os ensinamentos e a pedagogia martiana, em âmbito da Universidade de Brasília, mas também nas diferentes parcerias que a UnB tem nas cinco grandes regiões do País.

         Na FUP/UnB, temos o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, que completou 15 anos de atividades, em alternância, atendendo estudantes oriundos de assentamentos, sem-terra, quilombolas, Kalunga, que se envolverão de forma prioritária com as atividades da Cátedra José Marti.

Cooperação entre universidades cubana e brasileira

A Universidade de Brasília/UnB/Brasil e a Universidade Marta Abreu de Las Villas/UCLV/Cuba desenvolvem atividades de cooperação desde 2018, através de Memorando de Entendimento,  por meio do Neaz – Núcleo de Estudos Amazônicos e do Nescuba -Núcleo de Estudos Cubanos, ambos do Ceam – Centro de Estudos Avançados da UnB. Em 2018, foram publicados artigos de professores da UnB e da UCLV nos Cadernos do CEAM – Panorama da Realidade Cubana, assim como encontros no Setor de Relações Internacionais da UCLV e, em 2019, antes do período pandêmico, contamos com a participação do Professor Iván Santos Víctores em diferentes atividades na UnB, a saber: a) no evento Diálogos Regionais e Internacionais, multi, inter e transdisciplinares, do Programa de Internacionalização da UnB, promovido peo Ceam/UnB; b) em atividades promovidas pelo Neaz e Nescuba, como debates com estudantes e professores da UnB e apresentação e debate do filme Maestra, da realizadora Catherine Murphy, sobre  a Campanha Nacional de Alfabetização em Cuba no ano de 1961; e c) no Segundo Fórum Internacional da Amazônia – FIA, promovido pelo Neaz.

Um novo Memorando de Entendimento foi firmado em 6/4/2022 e, entre as atividades previstas no Plano de Trabalho, estão: intercâmbios de professores e estudantes, publicação conjunta de artigos sobre diferentes aspectos da realidade cubana, participação de professores e estudantes brasileiros no evento Universidade, realizado bianualmente em Havana/Cuba, e de estudantes e professores cubanos em atividades desenvolvidas no Rincão do Brasil em Cuba. Memorial Helio Dutra, projeto de extensão do Nescuba/Ceam/UnB, bem como no projeto Vivências, desenvolvido pelo Neaz com estudantes e professores da UnB, que percorre, a cada final de ano- novembro/dezembro, durante 15 a 20 dias, territórios da Amazônia.