Curso de Módulo Libre "Processo sócio-histórico cubano e contexto atual"

Identificação Disciplina de Módulo Livre: “Processo sócio-histórico cubano e contexto atual”

Código: 199494

Professores responsáveis:

  • Jales Dantas da Costa – jalesdc@gmail.com
  • Gissele Carraro – gcarraro5@gmail.com

Dia da semana: terças-feiras

Ementa: As condições sócio-históricas do processo revolucionário cubano. A etapa anterior à década de 1960. Aspectos estruturais de transformação pós 1959 nos campos históricos e socioculturais, da economia e da política. ´O período especial´. Conformação do Estado cubano na atualidade frente aos novos desafios. Cuba no contexto latino-americano.

Horário: 19:00 às 20:40 horas
Carga horária: 30 horas
Local: PJC 124

Objetivos:

  • Apresentar aos estudantes informações sobre o processo revolucionário cubano, desde seus antecedentes históricos até a atualidade
  • Conhecer, sob a égide do socialismo, a estrutura e a infraestrutura do Estado e da sociedade cubana
  • Analisar sob múltiplas dimensões – sócio histórica e cultural, política e econômica – a conformação atual do Estado cubano e sua relação com o contexto latino-americano.

Dinâmica do curso: A disciplina constará de aulas expositivas, eituras de textos selecionados, apresentação de vídeos e discussões. Do curso participarão professores da UnB, profissionais de diferentes áreas do conhecimento e especialistas em temas sobre a realidade cubana.

Avaliação

1. A avaliação levará em conta a elaboração de trabalho final sobre uma das temáticas do programa, de interesse de estudantes, ou correlatas ao conteúdo do curso, além da frequência, no mínimo, de 75% das aulas.

2. O trabalho final, de 2000 a 3000 palavras, deverá conter a) título e subtítulo, nome completo do ou da estudante, palavras chave, b) resumo, c) breve introdução com o objetivo do mesmo, b) discussão e/ou análise principal da temática, e) considerações finais e f) referências bibliográficas. Deve ser enviado via Plataforma Teams  ou por whatsap até o dia 24/06 e elaborado individualmente.

3. O estudante pode, durante o semestre, socializar informações relativas ao trabalho final, como: o tema escolhido; a bibliografia levantada; e as dificuldades encontradas, e solicitar orientações via chat da Plataforma Teams ou por whatsap.

4. Os textos para leitura obrigatória e discussão em sala de aula, assim como todo o conteúdo relacionado à disciplina Processo sócio-histórico cubano e contexto atual, encontram-se na Plataforma Teams.

Conteúdo Programático

Neste semestre 1/2025 retomamos a oferta da disciplina de módulo livre com o curso de extensão para público externo á Universidade, com o mesmo conteúdo.

Conteúdo Programático

Unidade 1- 25/03/25 – Jales Dantas da Costa, Gissele Carraro, Maria Auxiliadora César e Thiago Ávila
Apresentação e discussão do programa e planejamento da disciplina. Slides: Cuba: geografia, províncias, personagens e monumentos históricos, belezas naturais. O Movimento Brasileiro de Solidariedade a Cuba.
Unidade 2 – 01/04/2025 – Hélio Doyle
Primórdios das lutas revolucionárias, triunfo da Revolução e atualidade do processo revolucionário.
Unidade 3 –08/04/2025 – Hélio Doyle
A democracia participativa do Sistema político e do processo eleitoral cubano
Unidade 4 – 15/04/2025 – Idalmis Brooks
O bloqueio econômico a Cuba: do triunfo da Revolução aos dias atuais.
Unidade 5 – 22/04/2025 – Jales Dantas da Costa
Socialismo, capitalismo e contexto histórico latino-americano.
Unidade 6 – 29/04/2025 – Afonso Magalhães
A dimensão econômica: dos primórdios ao momento atual de Cuba nos BRICS, passando pelo período especial, e crises internacionais
Unidade 7 – 06/05/2025 – Manoel Pereira de Andrade e Enaile Iadanza
Questão agrária: história, alternativas dos últimos anos e Programa de soberania alimentar atual
Unidade 8 – 13/05/2025 – Idalmis Brooks e Maria Auxiliadora César
O sistema de saúde em Cuba, o período pandêmico e os desafios atuais
Unidade 9 – 20/05/2025 – Maria Auxiliadora Cesar
Questões de gênero e sexualidades em Cuba no contexto das políticas sociais
Unidade 10 – 27/05/2025 – Karine Lemes
O sistema de educação em Cuba: do círculo infantil ao nível superior
Unidade 11- 03/06/2025 – Beto Almeida
Comunicação, Arte e Cultura. Cuba e os meios hegemônicos de comunicação
Unidade 12 – 10/06/2025 – Dionisio Poey
A questão racial: história, luta contra o racismo e sincretismo religioso
Unidade 13 – 17/06/2025 – Maria Auxiliadora César
Vigência do pensamento político de José Martí, Herói Nacional de Cuba
Unidade 14- 24/06/2025 – Idalmis Brooks e Beto Almeida
Che Guevara e a Revolução Cubana: dimensões humanas, escritor, guerrilheiro, líder revolucionário, ministro.
Unidade 15 – 01/07/2025 – Roda de conversa: compartilhando problematizações, vivências e aprendizados sobre Cuba.

TIRSO PRESENTE !!

Com uma aula do jornalista Beto Almeida sobre diferentes aspectos da vida de Che Guevara, o Nescuba prestou homenagem ao nosso querido companheiro Tirso Sáenz, que foi vice ministro do Ministério de Indústria de Cuba, do qual o Comandante Che foi Ministro.

Nós, do Nescuba, onde foi professor, o teremos sempre presente, também como apoiador e incentivador dos diferentes eventos realizados por este Núcleo.

Projeto de extensão “Participação e Saberes coletivos: intercâmbios científicos e socioculturais entre Brasil e Cuba”

Atividade de intercâmbio científico

“Memória e História da Educação de Jovens, Adultos e Trabalhadores Idosos – Pegadas de Paulo Freire”

Como parte do projeto de pesquisa “Memória e História da Educação de Jovens, Adultos e Trabalhadores Idosos – Pegadas de Paulo Freire”, aprovado nos primeiros meses de 2023, as estudantes universitárias Anabel Antuña e Kamilla Torres, de Cuba e do Brasil, respectivamente, participam de um programa de intercâmbio com o objetivo de formação permanente em rede de pessoas e coletivos que atuam nos diversos movimentos sociais, gerando práticas emancipatórias de produção de conhecimento.
Um dos objetivos mais importantes é “Construir uma práxis transformadora por meio de educação popular e dos pensamentos libertários de José Martí (século XIX) e Paulo Freire (século XX).
As estudantes cubana e brasileira, encontram-se em pleno intercâmbio em Planaltina/DF/Brasil e Havana/Cuba, entre os meses de outubro  e novembro, de acordo com o plano de trabalho elaborado coletivamente,  integrado por representantes do Nescuba/Ceam/UnB, da FUP (campus universitário da UnB em Planaltina/DF) e do Centro Memorial Martín Luther King -CMLK, em Habana, Cuba.

INTERCAMBIO BRASIL-CUBA...em Cuba /2024

Intercâmbio de aproximações entre Paulo Freire e José Martí 18/11/2024
Visita á Colmenita 21/11/2024
Intercâmbio sobre Paulo Freire e José Martí com estudantes do terceiro ano do curso de Biologia 26/11/2024
Marcha de 27 de novembro em homenagem a estudantes de medicina mortos injustamente em 1871
Encontro de História cubana- brasileira 28/11/2024
Oficina na Asociação Yoruba, sobre Dereitos Humanos e Racismo 29/11/2024

INTERCAMBIO BRASIL-CUBA...em Brasil / 2024

Universidade de Brasília – UnB
Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares | CEAM
Núcleo de Estudos Cubanos – NESCUBA

6a versão 07 de outubro de 2024

INTRODUÇÃO

O presente intercâmbio é uma proposta elaborada pela Faculdade UnB Planaltina (FUP/PPGMADER), Núcleo de Estudos Cubanos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Nescuba/CEAM/UnB) e o Centro de Educação Paulo Freire (Cepafre) em Ceilândia/DF, no Brasil, em articulação com o projeto “Rincão do Brasil em Cuba. Memorial Hélio Dutra”, o Centro de Estudos Martianos (CEM), O Centro Memorial Martin Luther King (CMLK) e a Universidad de Ciencias Pedagogicas “Enrique José Varona” (UCPEJV) em Cuba.

O intercâmbio prevê a vinda de estudante de Cuba para o Brasil e a ida de estudante do Brasil para Cuba.

OBJETIVOS DO INTERCÂMBIO

1. Intercambiar experiências vividas em trabalhos comunitários e em movimentos sociais no percurso da troca de saberes acerca dos pensamentos de Paulo Freire e José Martí.
2. Iniciar a Formação Permanente em rede de pessoas e coletivos que atuam em diversos movimentos sociais, produzindo práticas emancipatórias de produção de conhecimento, realização de intercâmbios de experiências e estudantes;
3. Sensibilizar e construir de uma práxis transformadora por meio de educação popular emancipadora e dos ideais libertários de José Martí (século XIX) e Paulo Freire (século XX).

ESTUDANTES SELECIONADOS

      Milena Pereira da Silva, Universidade de Brasília, Brasil

     Johansen Emanuel Reyes Izquierdo, Cuba

Centro de ensino médio 02 de Ceilândia

Na livraria da UnB

Milena y Johansen conhecendo a história da UnB

Inauguração Cátedra José Martí na FUP/UNB - Planaltina

A Universidade de Brasília, Campus UnB Planaltina, aprovou, em junho de 2023, no Fórum de Curso da Licenciatura em Educação do Campo e em julho 2023 no Conselho da Faculdade UnB Planaltina (FUP/UnB) a criação da Cátedra José Marti, uma das atividades do Memorando de Entendimento entre a Universidade de Brasília e o Centro de Estudos Martianos de Cuba.

O Núcleo de Estudos Cubanos (NESCUBA), Núcleo de Estudos Agrários (NEAGRI), estão ligados ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/UnB) no campus Darcy Ribeiro e o Centro Transdisciplinar de Educação do Campo (CTEC) também são articuladores da proposta.

A Cátedra terá como objetivo principal divulgar a memória, as obras, e os ensinamentos e a pedagogia martiana, em âmbito da Universidade de Brasília, mas também nas diferentes parcerias que a UnB tem nas cinco grandes regiões do País.

         Na FUP/UnB, temos o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, que completou 15 anos de atividades, em alternância, atendendo estudantes oriundos de assentamentos, sem-terra, quilombolas, Kalunga, que se envolverão de forma prioritária com as atividades da Cátedra José Marti.

Cooperação entre universidades cubana e brasileira

A Universidade de Brasília/UnB/Brasil e a Universidade Marta Abreu de Las Villas/UCLV/Cuba desenvolvem atividades de cooperação desde 2018, através de Memorando de Entendimento,  por meio do Neaz – Núcleo de Estudos Amazônicos e do Nescuba -Núcleo de Estudos Cubanos, ambos do Ceam – Centro de Estudos Avançados da UnB. Em 2018, foram publicados artigos de professores da UnB e da UCLV nos Cadernos do CEAM – Panorama da Realidade Cubana, assim como encontros no Setor de Relações Internacionais da UCLV e, em 2019, antes do período pandêmico, contamos com a participação do Professor Iván Santos Víctores em diferentes atividades na UnB, a saber: a) no evento Diálogos Regionais e Internacionais, multi, inter e transdisciplinares, do Programa de Internacionalização da UnB, promovido peo Ceam/UnB; b) em atividades promovidas pelo Neaz e Nescuba, como debates com estudantes e professores da UnB e apresentação e debate do filme Maestra, da realizadora Catherine Murphy, sobre  a Campanha Nacional de Alfabetização em Cuba no ano de 1961; e c) no Segundo Fórum Internacional da Amazônia – FIA, promovido pelo Neaz.

Um novo Memorando de Entendimento foi firmado em 6/4/2022 e, entre as atividades previstas no Plano de Trabalho, estão: intercâmbios de professores e estudantes, publicação conjunta de artigos sobre diferentes aspectos da realidade cubana, participação de professores e estudantes brasileiros no evento Universidade, realizado bianualmente em Havana/Cuba, e de estudantes e professores cubanos em atividades desenvolvidas no Rincão do Brasil em Cuba. Memorial Helio Dutra, projeto de extensão do Nescuba/Ceam/UnB, bem como no projeto Vivências, desenvolvido pelo Neaz com estudantes e professores da UnB, que percorre, a cada final de ano- novembro/dezembro, durante 15 a 20 dias, territórios da Amazônia.